Política de direitos humanos desenvolvida pelo Governo do Estado é destacada por personalidades de MS

Categoria: destaque | Publicado: terça-feira, novembro 22, 2022 as 09:48 | Voltar

Durante a entrega de homenagens na ‘VI Semana de Direitos Humanos’, nesta semana, na Assomassul, o trabalho desenvolvido na área pelo Governo do Estado foi destaque na fala dos homenageados. No formato de secretaria, a política de direitos humanos em Mato Grosso do Sul engloba as ações da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

Da instituição Cotolengo Sul-Mato-Grossense, o padre Valdeci Marcolino, destacou a parceria com o Governo do Estado e a proximidade nas ações. “Parceria é o que diz tudo. A Sedhast, por meio de uma equipe técnica preparada, nos ajuda a acontecer em MS. A Sedhast está próxima das entidades. Uma entidade como o Cotolengo recebe um prêmio que faz bem as pessoas e mostra que temos várias entidades em Mato Grosso do Sul atentas as políticas de direitos humanos”.

Ottão de Almeida, presidente da Federação das APAES do MS, ressaltou o movimento na política de direitos humanos que tem permitido uma ampliação da discussão de ações da área. “A Sedhast tem nos oferecido uma excelente capacitação. Os direitos humanos são um grande desafio e precisamos abrir novos caminhos, incluindo as pessoas com deficiência. Para nós, com mais de 36 anos de Apae, é uma alegria esse momento. Me sinto muito feliz por defender a bandeira dos direitos humanos”.

Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Acessibilidade da OAB/MS, Tania Cunha, também foi uma das homenageadas. Com anos na luta pelos direitos humanos, a advogada considera que a política de direitos humanos está bem encaminhada no estado.

“A política de direitos humanos está bem encaminhada em Mato Grosso do Sul. A Sedhast tem se empenhado em promover os direitos humanos, principalmente das pessoas com deficiência, como no meu caso. Estou bem empenhada em auxiliar e ajudar. Estou muita agradecida pela homenagem que foi uma indicação dos membros do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência de MS”.

A semana homenageou personalidades de MS que fazem a diferença na área de direitos humanos. Os secretários da Sedhast, Elisa Cleia Nobre e Adriano Chadid, acompanhados da superintendente da política de Direitos Humanos da Sedhast, Ana Lúcia Américo, prestigiaram o evento.

Foram homenageados enquanto pessoa física: Daniela de Cássia Duarte; José Irineu Budant Filho; Tânia Regina Noronha Cunha, Padre Agenor Martins da Silva; Fernando Begena; Antônio José dos Santos Neto; Ottão Pereira de Almeida e Antonio José Angelo Motti.

Nas personalidades jurídicas receberam a homenagem: Instituto Moinho Cultural Sul-Americano; Hospital São Julião; Associação de Famílias, Amigos, Profissionais e Pessoas Surdas (AFAPS); Instituto Misericórdes Sicut Pater; Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Cotolengo Sul-Mato-Grossense.

Secretários da Sedhast prestigiaram o evento

Para a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, as ações em direitos humanos no Mato Grosso do Sul têm avançado e englobado diversos setores da sociedade. “Avançamos nesses oitos anos de Governo e tudo isso em parceria com muitos dos homenageados de hoje. É uma vitória para a população de MS ter pessoas e instituições comprometidas com as políticas públicas envolvendo os direitos humanos. Isso ajuda a alavancar essa política e garante direitos para quem mais precisa”, destacou.

Tocada pela Superintendência da Política de Direitos Humanos da Sedhast, o evento atende também a Lei 4.771/2015, que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, o dia estadual dos direitos humanos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana.

Homenageados durante a 'VI Semana de Direitos Humanso'

As ações da VI Semana Estadual de Direitos Humanos de MS com a parceria de diversos órgãos da sociedade civil e com o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONSEP/MS); Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/MS); Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso do Sul (CEDCA/MS) Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de MS (CONSEA/MS) e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (CEDHU/MS).

Leomar Alves Rosa, Sedhast

Fotos: Monique Alves